Dor no testículo é uma sintoma que costuma causar muita apreensão nos homens. Os testículos são órgãos muito sensíveis e o qualquer pequeno trauma é suficiente para causar dor. Na maioria dos casos, a dor testicular não traz maiores preocupações, porém existem algumas doenças graves dos testículos que são consideradas emergências médicas, sendo indicado tratamento imediato. Neste texto abordaremos as principais causas de dor no(s) testículo(s).

Anatomia dos testículos

Para entendermos melhor as causas de dor nos testículos e na bolsa escrotal é necessário conhecer as estruturas anatômicas que compõem os mesmos.

Os testículos são formados dentro do abdômen, descendo para o saco escrotal antes do nascimento, na maioria dos casos. Cerca de 10% dos bebês nascem com pelo menos um dos testículos ainda dentro do abdômen (situação chamada de criptorquidia), todavia, até o primeiro ano de vida ele costuma descer em direção à bolsa escrotal.

 Anatomia do testículo
Cordão espermático

Portanto, a localização correta dos testículos é na bolsa escrotal, do lado de fora do abdômen. Por estarem do “lado de fora”, os testículos apresentam uma temperatura cerca de 2ºC abaixo da temperatura corporal, o que permite um melhor funcionamento dos mesmos.

Os testículos não ficam soltos dentro do saco escrotal, mas sim suspensos pelo cordão espermático, uma espécie de cordão que nasce dentro do abdômen e contém em seu interior nervos, vasos sanguíneos, o canal deferente (estrutura responsável pelo transporte dos espermatozoides) e o músculo cremaster, responsável pela movimentação involuntária do testículos (veja imagem à esquerda).

Em cima dos testículos, como se fosse uma grande peruca, localiza-se o epidídimo, o órgão responsável pelo armazenamento dos espermatozoides produzidos pelos próprios testículos.

O cordão espermático é facilmente palpável, assim como o epidídimo.

Dor no testículo
Anatomia geniturinária

É  normal um dos testículos ficar mais pendente que o outro, causando assimetria na bolsa escrotal. O tamanho também costuma ser um pouco diferente, podendo um deles ser discretamente maior que o outro. Entretanto, devemos enfatizar que uma diferença muito grande de tamanho entre os dois testículos não é normal.

Também é habitual os testículos se moverem  involuntariamente, subindo ou descendo, ficando mais ou menos próximos ao corpo, de modo a regular a própria temperatura. Esses movimentos são realizados pelo músculo cremaster.

Causas de dor no testículo

Existem várias causas para dor nos testículos, algumas de pouca importância clínica, outras mais graves com necessidade de pronto atendimento. Existem também dores no testículos que não são propriamente por problemas do testículo, como por exemplo a dor irradiada do cálculo renal que migrou para região inferior do trato urinário, alguns casos de infecção urinária e hérnias inguinais (hérnias na região da virilha).

Em jovens adultos e adolescentes é comum  haver queixas de leve dor testicular sem outros sintomas associados. Geralmente esse quadro é inespecífico e costuma desaparecer com o tempo, muitas vezes sem conseguirmos identificar uma causa.

Os quadros de dor testicular devem sempre ser investigados por um urologista; aqueles que mais preocupam são os que se apresentam com intensa dor associado a outros sintomas como febre ou inchaço da bolsa escrotal.

Vamos descrever a seguir as principais doenças que causam dor no testículos:

1.) Varicocele

A varicocele é uma doença causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares. A varicocele acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o pico de incidência  entre os 15 e 25 anos. Na maioria das vezes a varicocele ocorre no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo.

Um dos sintomas comuns da varicocele é uma dor, desconforto ou sensação de peso na região escrotal que piora ao longo do dia e quando ficamos muito tempo sentados ou em pé.

2.) Trauma testicular

Os testículos são órgãos muito sensíveis e qualquer trauma causa um grande desconforto. Na maioria dos casos a dor é muito forte, mas é temporária, melhorando após alguns minutos. Em casos de traumas de grande intensidade, como em acidentes automobilísticos e ou agressões, como chutes na bolsa escrotal, podem surgir inchaços e equimoses (manchas roxas). Os casos mais graves ocorrem quando o impacto é tão forte que causa rotura do testículo, sendo necessária reparação cirúrgica.

3.) Torção testicular

A torção do testículo ocorre quando há um defeito na fixação do testículo à bolsa escrotal, permitindo que o mesmo fique “pendurado” sem fixação, podendo girar e torcer o cordão espermático, causando compressão das estruturas em seu interior. A torção testicular é uma emergência médica, pois pode levar à necrose do testículo se não for revertida a tempo.

O sintoma da torção do testículo é uma excruciante dor testicular que surge abruptamente, em geral, após prolongados exercícios físicos ou traumas. A torção do testículo também pode ocorrer durante o sono profundo (momento em que há grande movimentação involuntária do músculo cremaster), acordando o paciente devido à intensa dor.

4.) Epididimite

Epididimite é o nome dado à inflamação do epidídimo (explicado no início do texto), geralmente secundário a uma infecção. Nos homens sexualmente ativos a epididimite geralmente é causada pelas bactérias Clamídia ou Gonococo, transmissíveis sexualmente. A epididimite também pode ser causada pela bactéria E.coli, a mesma que causa infecção urinária.

Pacientes com epididimite podem apresentar início agudo ou subagudo de dor e inchaço da bolsa escrotal. Também são frequentes a disúria (dor para urinar), corrimento purulento pela uretra e/ou febre. Em alguns casos pode haver hematospermia (sangue no sêmen).

O tratamento da epididimite é feito com antibióticos.

5.) Orquite 

A orquite é a inflamação do testículo, geralmente causada por uma infecção viral. Os casos mais comuns de orquite são causados pela caxumba. A orquite também pode ser causada por bactérias, sendo geralmente uma das complicações da epididimite.

Os sintomas da orquite bacteriana são muito parecidos com a epididimite. Já a orquite viral, como na caxumba, costuma causar dor testicular, vermelhidão e inchaço da bolsa escrotal associado a febre alta.

6.) Câncer do testículo

O câncer testicular é sempre uma preocupação para os pacientes com dor no testículo, porém, é pouco comum o câncer do testículo causar dor. O quadro clínico do câncer testicular é geralmente o de uma massa palpável no testículo assintomática. Eventualmente pode haver dor ou desconforto na região escrotal, mas não é o mais habitual.

7.) Vasectomia 

Alguns pacientes após a cirurgia de vasectomia podem apresentar dor testicular devido ao acúmulo de espermatozoides no epidídimo sem que haja ejaculação dos mesmos. Com o tempo, os testículos param de produzir novos espermatozoides e o corpo absorve os já armazenados, havendo melhora progressiva do quadro.


  1. josivaldo a dos santos 6 de agosto de 2013

    Olá, meu nome é josivaldo, eu tenho centido um leve desconforto no testículo esquerdo, e guando fico apaupando cinto como ele estiversse um nódulo do lado esquerdo do mesmo, como forçe pontuagudo, e as verzes cinto como estiversse levado uma bolada. Oque pode ser.

    • Dr. Emerson 9 de setembro de 2013

      Olá, Josivaldo!
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  2. adriano andrade 9 de agosto de 2013

    tenho 25 anos, alem dor ardor ao urinar, no ato sexual muitas das vezes apos a ejaculação o testiculo esquerdo fica mais em cima alem de fazer alguns movimentos estranhos, enquanto o direito fica bem em baixo e não faz os movimentos os quais o esquerdo faz, e as vezes sinto febre e as pernas esquentam mais do q o normal, ja fui a varios urologistas e nenhum resolveu o meu problema, ja tomei diversas injeções desinflamatórias e nada, isso eu já sinto a bastante tempo, não sei se tem algo a ver, quando era mais novo jogava muita bola e pegava muitas boladas nos testículos, e quando não estou com febre, o lado esquerdo sempre fica latejando, será que algo possa esta inflamado…sei que tenho q procurar um urologista.Desde ja agradeço a atenção!!!!

    • Dr. Emerson 9 de setembro de 2013

      Olá, Adriando. Boa tarde!
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  3. marcelo 4 de setembro de 2013

    sinto dores no testículo do lado esquerdo, uma dor que vai ate as costa do mesmo lado.

    • Dr. Emerson 9 de setembro de 2013

      Olá, Marcelo.
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  4. Angelo Prazeres 7 de setembro de 2013

    sinto algumas dor nos testículos, ele enche e depois esvazia, não consigo ter uma boa relação sexual, o meu pénis so fica reto uma única vez. depois já não levanta mais.

    • Dr. Emerson 9 de setembro de 2013

      Olá, Angelo.
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  5. marcelo 10 de setembro de 2013

    Olá, estou a uma semana com uma dor constante no testículo esquerdo. Começou do nada em uma manhã e permanece até hoje. Fui ao pronto socorro onde me deram uma injeção de Voltarem e uma outra de Lidador e me ministraram um medicamento (buscopam) na veia. Concordo que num primeiro momento aliviou (diminuiu) a dor, mas não a eliminou e ela continua até hoje, e agora percebi um crescimento e um endurecimento do meu testículo, estou muito preocupado com isso! O que pode ser, existe um tratamento rápido para isso?

    • Dr. Emerson 10 de setembro de 2013

      Olá, Marcelo.
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  6. Fernandes 26 de novembro de 2013

    Olá fiz vasectomia a 3anos nossa depois desta tenho dores fortíssima nos testículos principalmente no esquerdo o que pode ser? Bh.

    • Dr. Emerson 26 de novembro de 2013

      Olá, Fernandes.
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  7. David 5 de dezembro de 2013

    Olá dr. tenho 16 anos e de uns dias pra ca nasceu uma bolinha no testículo direito dentro do saco, quando toca na bolinha causa dor queria saber o que pode ser

    • Dr. Emerson 9 de dezembro de 2013

      Olá, David.
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta e uma de nossas unidades.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  8. ricardo 14 de dezembro de 2013

    as vezes sinto uma dor estranha no testiculo e depois de alguns minutos ela passa o que pode ser ?

    • Dr. Emerson 18 de dezembro de 2013

      Olá, Ricardo.
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta e uma de nossas unidades.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  9. gilson 22 de dezembro de 2013

    Vcs não tem um médico para dar nem uma opinião nem uma dica, apenas médicos para fazer propaganda da clínica?
    que vergonha. ..

    • Dr. Emerson 3 de janeiro de 2014

      Olá Gilson tudo bem? Não podemos fazer um diagnóstico pela internet, o que recomendamos é que todos devem procurar um médico especialista.

  10. Gustavo 3 de janeiro de 2014

    Ola Dr. fiz vasectomia faz 1 ano e 3 meses, e tenho estas dores difusas de vez em quando. me incomoda muito. antes de fazer a cirurgia eu ejaculava e passava.. agora não passa de jeito nenhum.. tem alguma dica de como passar essa dor mais rápido???

    • Dr. Emerson 3 de janeiro de 2014

      Olá Gustavo tudo bem? Infelizmente não podemos fazer um diagnóstico exato via internet, sem antes fazer uma consulta. Para sua saúde recomendamos procurar o auxílio de um médico. E para se informar sobre dias e horários de atendimento, em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  11. Gabriel 16 de janeiro de 2014

    Sinto um dor desconfortavel no lado direito…la tive ernia umbilical nao sei se tem haver mas acordei com forts dores na madrugada .

    • Dr. Emerson 22 de janeiro de 2014

      Olá Gabrieltudo bem? Infelizmente não podemos fazer um diagnóstico exato via internet, sem antes fazer uma consulta. Para sua saúde recomendamos procurar o auxílio de um médico. E para se informar sobre dias e horários de atendimento, em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  12. Francinete 28 de janeiro de 2014

    Boa Noite , Dr alguns meses atras durante uma briga eu acertei os testiculos do meu marido , ele disse que foi forte a pancada acredito que tenha sido forte , mas não da forma como ele descreveu , bom tambem não sei , so que algum tempo depois acabei acertando novamente , porem desta vez não foi intencional , so que faz mais ou menos uma semana que ele sente dor todos os dias no testiculo esquerdo , e diz que foi devido a pancada , o que o Senhor acha que pode ser

    • Dr. Emerson 30 de janeiro de 2014

      Olá Francinete tudo bem? Infelizmente não podemos fazer um diagnóstico exato via internet, sem antes fazer uma consulta. Para a saúde do seu esposo recomendamos procurar o auxílio de um médico. E para se informar sobre dias e horários de atendimento, em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  13. Arthur 8 de fevereiro de 2014

    Olá, tenho 24 e desde os 12 tenho varicocele, mas agora comecei a sentir algumas dores no proprio testiculo e quando movimento a perna (nem sempre doi por isso acho que não é muscular certo?) e com essa duvida acho q pode ser por conta do aumento dos vasos sanguíneos que tenho sentido esta dor na virilha estou certo?

    • Dr. Emerson 11 de fevereiro de 2014

      Olá Arthur, infelizmente não podemos fazer um diagnóstico exato via internet, sem antes fazer uma consulta. Para sua saúde recomendamos procurar o auxílio de um médico. E para se informar sobre dias e horários de atendimento em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  14. weverson 19 de fevereiro de 2014

    fiz vasectomia a 20 dias ,estou sentido os testículos muito dolorido e uma cólica chata aproximadamente uns 12 dias . isso e normal obrigado

    • Dr. Emerson 27 de fevereiro de 2014

      Olá Weverson, infelizmente não podemos fazer um diagnóstico exato via internet, sem antes fazer uma consulta. Para sua saúde recomendamos procurar o auxílio de um médico. E para se informar sobre dias e horários de atendimento em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  15. Johnson Charles 26 de fevereiro de 2014

    Olá, fiz vasectomia a 40 dias,e estou sentindo dor forte no testículo esquerdo, sempre que toco dói na “cabeça” do testículo.

    • Dr. Emerson 27 de fevereiro de 2014

      Amigo Johnson, infelizmente não podemos fazer um diagnóstico exato via internet, sem antes fazer uma consulta. Para sua saúde recomendamos procurar o auxílio de um médico. E para se informar sobre dias e horários de atendimento em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  16. Lima 5 de março de 2014

    Olá Dr. Tenho 34 anos há 15 dias acordei na madrugada com um vontade muito forte de urinar, quando fui urinar senti dificuldades e ao fim da urina saiu sangue, fui ao médico clínico, na primeira vez me deram uma injeção de buspocam, e nada, tive que voltar mais uma vez e fiquei a noite inteira no soro, me deram algumas injeções, como plasil, buscopam e profinide, e nada, falei com o médico que necessitava de um ulrassom na região pélvica, virilha na parte dos testículos, não deu nada, antão chegaram a conclusão que estou com Prostatite, estou tomando o seguinte comprimido todos os dias (PROSTIDE), há 3 dias, mas as dores no meu testiculo é intensa. (TESTICULO ESUQUERDO) seguido de dores do meu abdômen. Isto é me preocupando.

    • Dr. Emerson 12 de março de 2014

      Olá, Lima!
      Não há como dar uma resposta exata via internet, sem antes fazer uma consulta.
      Na unidade de Dr. Emerson – Belford Roxo temos atendimento médico.
      E para se informar sobre dias e horários de atendimento, ligue para o telefone: 2661-0252.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  17. Eduardo 6 de março de 2014

    Fiz vasectomia a 9 dias, quebrei a regra do sexo no 4 dia e mal chegou no 7 dias ja fiz outras vezes, na terceira vez q fiz senti uma dor forte e sinto os testiculos doloridos e proximo ao abdomem, em especial o testilo direito da umas fisgadas. O q fazer? É normal?

    • Dr. Emerson 12 de março de 2014

      Amigo Eduardo, Não podemos fazer um diagnóstico exato via internet. Recomendamos procurar o auxílio de um médico especialista. E para se informar sobre dias e horários de atendimento em nossas unidades, ligue para o telefone: 2882-9200.
      De segunda a sexta: das 7h às 16h.
      Sábado: das 7h às 12h.

  18. Claudio 22 de março de 2014

    tenho 50, fiz vasectomia a uns 8 ano, cinto dores no testículo esquerdo quando estou sentado e radeia para costa. Fiz exame
    PCA, esta normal, o que pode ser.

    • Dr. Emerson 26 de março de 2014

      prezado cliente, entendemos a sua condição e agradecemos pela confiança, porém o código de ética médica proíbe consultas pela Internet. Possuímos um serviço de atendimento ambulatorial em Belford Roxo telefone 2661-0252 que pode auxiliar em uma consulta presencial.
      Desejamos sua melhora.

  19. amigo 1 de abril de 2014

    olla eu tambem sinto leves dores na bola esquerda as vezes fico preocupado oque sera isso

    • Dr. Emerson 3 de abril de 2014

      prezado cliente, entendemos a sua condição e agradecemos pela confiança, porém o código de ética médica proíbe consultas pela Internet. Possuímos um serviço de atendimento ambulatorial em Belford Roxo telefone 2661-0252 que pode auxiliar em uma consulta presencial.
      Desejamos sua melhora.

  20. Jefferson Mendes 11 de abril de 2014

    Boa tarde Dr. Emerson. Fiz o procemindo da Vasectomia por volta de umas 3 semanas, descuidei e voltei a usar cueca tradicional e calça jeans. Pois aos inchaços e roxos da cirurgia já tinham sumido. Fui surpreendido esta semana com o inchado (dobro do tamanho normal) do testículo direito. Poderia me orientar quanto ao que posso fazer para auxiliar nesta questão?! Hábitos que deva providenciar para melhorar e se tem algum remédio para aliviar o inchaço. Desde já muito grato pela atenção.

    • Dr. Emerson 11 de abril de 2014

      Olá Jefferson, entendemos a sua condição e agradecemos pela confiança, porém o código de ética médica proíbe consultas pela Internet. Possuímos um serviço de atendimento ambulatorial em Belford Roxo telefone 2661-0252 que pode auxiliar em uma consulta presencial.
      Desejamos sua melhora.

  21. Jefferson Mendes 12 de abril de 2014

    Bom dia Dr. Seria possível apenas me sanar uma dúvida até eu poder falar com o médico na segunda. Eu tomando os devidos cuidados e tomando os medicamentos orientados pelo médico, o testículo irá voltar ao tamanho normal?!? Grato pela atenção.

Comments

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail e receba as novidades.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2012 Dr.Emerson – Direitos reservados.
Desenvolvido por: AGWS